“O que me traz ao PSOL é a força e o significado de sua insígnia: socialismo e liberdade, ideário que dá sentido à minha vida e à minha luta”.

Confira o discurso completo da deputada Luiza Erundina na tribuna do plenário sobre sua filiação ao PSOL.

Filiei-me ao PSB há 19 anos, pelas mãos do seu então presidente Miguel Arraes, de saudosa memória, e a quem a democracia muito deve. Fui feliz no PSB, partido onde fiz muitas amizades que desejo preservar. Aos militantes, aos companheiros de bancada, à querida equipe da assessoria parlamentar da Casa, a minha gratidão e incondicional amizade.

Por que deixo o PSB? Por profundas divergências ideológicas. Não dá para aceitar que um partido que teve sua existência legal interrompida duas vezes por força do arbítrio, hoje esteja alinhado com os mesmos que sustentaram tais regimes ditatoriais. Por discordar radicalmente da sua atual direção, principalmente em relação à grave crise que o nosso país enfrenta. Crise esta multifacetada que ameaça a democracia, preciosa conquista do povo brasileiro, que custou o sacrifício de vidas, de liberdades, de desaparecimentos forçados, de torturas e todo tipo de violação aos direitos humanos.

Por que venho para o PSOL?

Convidada pelos companheiros de bancada, escolhi o PSOL por ser a principal referência política no campo da esquerda democrática, nesta Casa e no país. Pequena bancada que se destaca pela sua competente e corajosa atuação em defesa da ética e do decoro nesta Casa e fora dela. São companheiros de muitas lutas durantes décadas de militância. Enfrentam com desassombro o reacionarismo predominante na atual legislatura desta Casa. Somos parceiros de lutas por reformas estruturais, como a política, a do sistema pela democratização das comunicações, a reforma tributária que faça justiça social, a luta pelos direitos humanos, tão violados na forma como se tratam esses direitos e se lidam com eles na sociedade e na atual legislatura.

E essas questões estão associadas a uma posição a respeito da atual conjuntura. Não podemos aceitar que simplesmente se aceite, se garanta, ou se apoie um plebiscito quando não há bases legais suficientes para afastar um presidente da República. No momento em que se apresentarem condições objetivas e suficientes sustentações jurídicas e legais é evidente que partidos como o PSOL e partidos que efetivamente estão comprometidos com a democracia e o Estado Democrático de Direito vão estar alinhados a quem esteja encaminhando esta medida, que por sinal está inclusive prevista na Constituição brasileira.

 

O que mais explica minha filiação ao PSOL é exatamente a sua insígnia, é a força e o significado de sua insígnia: socialismo e liberdade, ideário que me inspira e dá sentido à minha vida e à minha luta. Obrigada companheiros do PSOL por me acolher com tanto carinho e tanto respeito.