Com uma vida inteira dedicada à Política, Luiza Erundina assumiu seu primeiro cargo público no ano de 1958, quando foi Secretária de Educação de Campina Grande, na Paraíba, seu estado de origem. Em 1971 emigra para São Paulo, perseguida pela ditadura militar. No ano de 1980, participa da fundação do PT (Partido dos Trabalhadores) e em 1982 elege-se vereadora da cidade de São Paulo. Quatro anos depois, em 1986, é eleita deputada estadual e em 1988, torna-se prefeita da maior cidade da América Latina, São Paulo, pelo PT, sendo a primeira mulher a assumir o cargo na capital paulista. Em 1993, depois do impeachment do presidente Collor, Luiza Erundina é nomeada ministra da Secretaria da Administração Federal, no governo Itamar Franco. No ano de 1998, já no PSB (Partido Socialista Brasileiro), é eleita deputada federal por São Paulo.

Assumiu mandato parlamentar na Câmara dos Deputados no ano de 1999 e desde então vem atuando de forma exemplar e ética, próxima das bases e integrada à sociedade pela inclusão da classe trabalhadora, dos excluídos e das minorias, tendo como princípio maior a justiça social e a igualdade de direitos. Luiza Erundina concentrou seus esforços na coordenação da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com participação popular (Frentecom), e compôs, ainda, a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados. Luiza Erundina fez parte das comissões permanentes de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI); de Legislação Participativa (CLP) e de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). Luiza Erundina coordenou a Subcomissão Permanente Parlamentar Memória, Verdade e Justiça. Integrou as comissões temporárias do caso Marielle Franco e Anderson Gomes; e a comissão especial dos fitoterápicos (PL 3381/2004).

A deputada também integrou a Comissão Especial da PEC-181/2015; a Comissão Externa do Zika Vírus e Microcefalia; as comissões especiais da Reforma Política; a Comissão Especial da Lei Geral das Telecomunicações (PL 7406/2014) e a Comissão Mista da MP-759/16 (Regularização Fundiária Rural e Urbana).