A deputada federal Luiza Erundina esteve na quarta-feira (8), no lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, na Câmara dos Deputados, em mais um dos eventos dedicados ao Dia Internacional da Mulher.
Na oportunidade, foi entregue o prêmio da quarta edição do concurso Lei Maria da Penha 2016. A edição deste ano propôs aos participantes a criação de uma música sobre a lei. Os finalistas gravaram um vídeo que foi exibido durante a solenidade.
A procuradora Especial da Mulher do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), destacou a importância das mulheres nos espaços de poder e em defesa da aprovação da PEC 590, de autoria da deputada Luiza Erundina, que foi aprovada na Câmara em 2015. O texto da PEC assegura ao menos uma vaga para as mulheres nas Mesas Diretoras da Câmara, do Senado e de todas as casas legislativas de todos os níveis.
Atualmente, a Constituição faz referência apenas à proporcionalidade da representação partidária. O texto da proposta inclui a proporcionalidade por sexo dos integrantes das respectivas Casas. Segundo Erundina, o Brasil está muito defasado em relação aos outros países com democracia consolidada no quesito de participação política. “As mulheres são mais de 50% da sociedade e dos eleitores brasileiros. Para reduzir a desigualdade de gênero, principalmente em termos de participação política, precisamos de ações concretas para reverter o quadro de discriminação política”, afirmou a deputada.
A parlamentar espera poder influenciar o Senado para que também vote o texto, que ajuda a criar condições para a mulher exercer cargos como forma de estimular a participação feminina na política.