A deputada Luiza Erundina cobrou respostas das autoridades municipais de Guarulhos

A Comissão de Legislação Participativa CLP – promoveu nesta sexta (18), Audiência Pública para discutir o fim da Proguaru. A reunião ocorreu em atenção ao pedido deputado federal Alencar Santana (PT). Durante a reunião, Luiza Erundina criticou as autoridades municipais de Guarulhos, que não responderam os questionamentos da parlamentar, encaminhados no início do ano, quando pedia explicações sobre a extinção da Proguaru. O prefeito da cidade e o presidente da Câmara Municipal não compareceram à Audiência Pública e foram representados por um advogado.

A parlamentar do PSOL defendeu a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pela Proguaru, empresa com mais de 40 anos de prestação de serviços à cidade de Guarulhos. Em março deste ano, Erundina se somou aos trabalhadores e trabalhadoras na luta contra o fechamento da empresa que, além de ser responsável pelos serviços de limpeza e zeladoria de todas as unidades de saúde e de ensino do município, é também, uma das principais empresas prestadoras de serviço e a que mais emprega, com quase 5 mil trabalhadores, principalmente mulheres, seguida do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Entenda: No final de 2020, pós eleições municipais, foi aprovado projeto de extinção da empresa Prograru, no açodamento, sem discussão com a sociedade guarulhense, sem dados concretos que embasem tal decisão. A mobilização dos trabalhadores e da sociedade civil não sensibilizou as autoridades locais, para a necessidade da apresentação dos números da empresa, tanto sobre os contratos, folha de pagamento, arrecadação e dívidas. Fonte: Requerimento de Audiência Pública do deputado Alencar Santana