“UMA GUERREIRA QUE NÃO FOGE A LUTA”

TRAJETÓRIA POLÍTICA DE 2015

Dep. Luiza Erundina é eleita para a 3ª suplência da Mesa Diretora da Câmara.




Câmara dos Deputados - 01/02/2015

 

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) foi eleita, neste domingo (1º), para a 3ª suplência da Mesa Diretora da Câmara, com 372 votos. A indicação da socialista partiu da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) e foi prontamente aceita por todos os deputados do PSB. Erundina também contou com o apoio da Bancada Feminina da Casa e do PSDB, PV e PPS, partidos que integraram o bloco formado com o PSB para a disputada aos cargos da Mesa.

Para a socialista, defensora e atuante na luta pela maior participação da mulher no Parlamento, a presença feminina na Mesa representa “um pequeno, mas importante, passo que contribuirá para uma conquista maior”.

A parlamentar é autora da Proposta de Emenda à Constituição que obriga a Mesa Diretora a tem em sua composição pelo menos uma mulher (PEC nº 590/06). “A Mesa decide questões estratégicas da Casa, é um coletivo pluripartidário. Se uma ou duas mulheres representarem esse coletivo, em igualdade de direitos, já faz diferença.”

Além de Erundina, a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) também ocupará cargo na Mesa Diretora. A parlamentar foi eleita para a 3º secretaria, responsável pela gestão administrativa de passagens aéreas.

Nesta Legislatura, a bancada feminina na Câmara teve pequeno aumento, de 45 para 51 deputadas, mas a representação das mulheres na Casa é de apenas 10%.

 

Tatyana Vendramini - Assessoria de imprensa da Liderança do PSB na Câmara