Saudação aos (as) Assistentes Sociais

Hoje, 15 de maio, Dia do Assistente Social, saúdo com renovado apreço todas e todos os meus colegas de profissão, os de ontem e os de hoje, espalhados por esse imenso país.

Celebra-se também nesta data, os 80 anos do Serviço Social, profissão voltada à questão social que, no Brasil, se expressa, sobretudo, nas desigualdades que atingem a maioria da população brasileira, fruto do sistema econômico que promove a apropriação privada da riqueza gerada pelo trabalho, e a reprodução ilimitada do capital, em detrimento dos direitos humanos e sociais do nosso povo.

É por isso que o projeto profissional do Assistente Social compreende uma dimensão política e um compromisso com a transformação das relações econômicas e sociais que reproduzem os privilégios e a dominação de classe em nossa sociedade.

Assim, a comemoração do Dia do Assistente Social e dos 80 anos do Serviço Social deve ser uma oportunidade para se refletir sobre nossa missão na sociedade brasileira e a renovação do nosso compromisso profissional com a imensa massa de excluídos.

A par disso, precisamos nos posicionar, sem tergiversações, e com firme determinação em defesa da democracia e dos direitos humanos e sociais, gravemente ameaçados pelo golpe parlamentar que se perpetrou contra a soberania popular, afastando a presidente Dilma Rousseff, eleita democraticamente pela maioria do povo brasileiro.